Etapas do Programa de Incubação
Nessa etapa de Modelagem de Negócio durante 04 (quatro) meses, o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para a modelagem do negócio. Deverão ser elaborados e validados com o Business Model Canvas e o Mínimo Produto Viável (MPV).
O MPV é o conjunto mínimo de funcionalidades necessárias para iniciar o processo de aprendizado junto a potenciais clientes, podendo ser desde um esquema até uma versão simplificada do produto, sendo que as versões deverão evoluir de modo que ao término do terceiro mês já seja possível disponibilizar a um grupo mínimo de clientes / usuários uma versão alfa do produto para testes.
Ao testar as hipóteses do negócio junto ao mercado, os empreendedores poderão fazer ajustes na ideia original (o pivô), corrigindo o curso do negócio em busca do product-market fit, ou seja, a validação do melhor alinhamento entre as proposições de valor e as necessidades dos segmentos de clientes do negócio, esta pratica no mundo do empreendedorismo recebe o nome de pivotar.
Ao término do terceiro mês, os empreendedores deverão lançar uma versão operacional do produto com, pelo menos, a funcionalidade elementar para um grupo de teste com o objetivo de obter métricas de desempenho que apontem a adequação da proposta de valor ao segmento de clientes pretendido.
Ao término do período os empreendedores deverão apresentar os resultados obtidos dos processos de validação e defender seus MPV juntamente com as evidências e resultados das interações com potenciais clientes e um plano de desenvolvimento do empreendimento para os próximos 8 (oito) meses para um comitê misto de avaliação (avaliadores do Pólo + avaliadores externos) que poderá ou não recomendar o negócio para a etapa seguinte.
A etapa de lançamento dura um período de 04 (quatro) meses e durante esta etapa o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para o desenvolvimento / aperfeiçoamento da solução para lança-la no mercado e incrementar a base de usuários / clientes.
O lançamento do produto deverá ser realizado até o término do terceiro mês do módulo, de modo que os trinta dias restantes sejam utilizados para acompanhar a performance da solução.
Nessa etapa, a formalização é condição necessária para avançar para a etapa seguinte, caso não tenha ocorrido até então.
Ao final desse módulo, os empreendedores deverão apresentar o produto na versão vigente, os resultados alcançados no período e um plano de desenvolvimento do empreendimento para os próximos 4 (quatro) meses para um Comitê Interno de Avaliação (composto apenas por membros do Pólo) que fará recomendações sobre o desenvolvimento do negócio para a próxima etapa.
Esta etapa tem duração de 04 (quatro) meses o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para o amadurecimento do produto e dos processos organizacionais com base nos feedbacks obtidos a partir da interação do negócio com os usuários ou clientes nas etapas anteriores.
Nessa etapa, os negócios são estimulados a consolidar seu modelo de monetização e a construírem uma base sustentável de clientes de maneira que seja possível estruturar minimamente sua trajetória fora do programa de incubação, expandindo seu portfólio de produtos e ou expandindo sua base de clientes / usuários.
Ao final do período, os empreendedores deverão apresentar os resultados alcançados em face dos objetivos apontados no plano de desenvolvimento do empreendimento executado. Ao término do 12º mês, estando madura o suficiente, a empresa será graduada.
As empresas incubadas cederão 10% do equity do negócio para o Polo. O equity é o patrimônio líquido da empresa que resulta da subtração do valor dos ativos menos o montante de todos os passivos de uma empresa.
O eqüity cedido para o Polo será distribuído de forma a atender as seguintes necessidades: Promoção, manutenção e continuidade dos programas existentes no Polo, assim como a remuneração dos times técnicos, mentores e advisors.